terça-feira, 17 de março de 2009

Opressão na internet - A ditadura do século XXI

Nessa semana, o fato que mais me surpreendeu, apesar da morte o Clodovil, foi o fechamento da comunidade “Discografias” do Orkut.

Quem conseguiu essa proeza foi a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) que foi criada em meados de 2007, a partir da união da ADEPI (Associação de Defesa da Propriedade Intelectual) Brasil e a APDIF (Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos), e tem como objetivo fundamental proteger os direitos autorais de seus titulares, proporcionando um mercado mais ético, e oferecer meios para realização de ações que visem combater a pirataria. Ela defende os direito de grandes empresas multinacionais como a Universal, Warner Bros
, Sony/BMG, Globo, Disney, Paramount Pictures, 20th Century Fox, UBV, e outras.

Ela luta incansavelmente contra a pirataria, e hoje em dia deu para impedir downloads “ilegais”.

Na parte de pirataria, eles estão coretos, em impedir que pessoas ganhem dinheiro com materiais ilegais, porem, como muitos, eu discordo plenamente deles quererem impedir os downloads, principalmente de musicas.

Isso por quê? O que eles querem com isso? O que eles ganham com isso?

Isso porque, eles não aceitam que estamos no século XXI, que hoje em dia, as pessoas podem fazer suas escolhas, escolher o que quer ouvir. Antigamente poucos tinham acesso a esse tipo de arte, pois, vinil’s custavam caro, mas hoje em dia, a arte esta ai, pra qualquer um que quiser. E eles não aceitam isso. Não aceitam que não precisamos mais pagar a eles para escutar o que quisermos, nem precisamos mais ficar colados num radio pra ver se passa a canção daquela banda que gostamos. Eles não aceitam isso, e querem tirar esse nosso direito, o direito a cultura e a arte. Eles vendem menos hoje em dia, sim, por causa da pirataria e da internet, mas não só por causa disso. Eles vendem menos porque o que eles oferecem, hoje em dia, para nós, são musica comercializados, daquelas que tocam todo dia na Globo. Não, nós não podemos aceitar isso!

Com isso eles querem tirar o nosso direito a cultura e a arte, querem que nós só escolhamos o que eles vendem. Isso é muito, muito ruim, porque, os poderosos não conseguiram isso nem no tempo da ditadura, e hoje lês querem conseguir esse feito. Na época da ditadura, artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Raul Seixas, Gilberto Gil, entre outros, foram obrigados a se exilarem em outros países por causa das suas musicas que tinham letras inteligente, que faziam o povo perceber como são oprimidos sem saber. Hoje em dia eles querem nos tirar o direito a arte, e nos tornar pessoas menos cultas. Então, eu acho que eles não perceberam que a ditadura acabou faz tempo.

Eles não ganham absolutamente nada com isso, a não ser o salário deles, e claro, que eles podem achar que podem tudo, que para eles não existe lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário