quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O conceito do preconceito

Hoje em dia, preconceito é crime, sendo racial, social ou seja lá como for. Isso é muito bom, porem isso não impedi ninguém de continuar tendo preconceito, alias, um novo tipo de preconceito, um preconceito disfarçado, algo que não se pode detectar no ato, mas ainda assim é preconceito, porque, simplesmente, o ser humano nunca vai deixar de ter preconceito.
Segundo o dicionário, preconceito significa: “conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério”; “superstição”; “prejuízo”; ou até mesmo “erro”, mas nenhuma dessas palavras é capaz d descrever o que hoje é o preconceito.

Então, o que mais ele pode ser, acho que seria algo como “uma forma disfarçado de uma pessoa se sentir melhor do que a outra”. Simplesmente, as pessoas se acham umas melhores que as outras, por diversos modos, desde cor da pela, religião, até mesmo, time de futebol e estilo musical, agora, a um ponto nisso que esta em questão, qual é o conceito de um preconceito? Seria, querer tornar todos iguais, tão igual, todos iguais, agindo da mesma forma, e pensando do mesmo modo. Acho que é algo parecido com isso.

Caro que, como humanos, somos sim, todos igual, ou quase, pois todos tem 1 cabeça, 2 olhos, 1 boca (sem ofender quem não tem), e por ai vai. Mas por essa percepção de todos sermos igual as pessoas começam a querer desfazer isso, querendo ser diferente d todo mundo, “único”. E é claro que cada um de nós somos únicos, na forma de pensar, na forma de agir, no modo de ser.
A parti do momento em que algumas pessoas começou a agir diferente do resto da população, algumas começaram a agir iguais aquelas que queriam ser diferentes, tornando assim uma espécie de comunidade, aonde ele são o que são, são um parecido com os outros, gostam de coisas parecidas, por ai vai.

Quando começamos a ter tantas e tantas “comunidades” uma começou a querer ser melhor que a outra, e assim começa uma guerra, e o objetivo dessa guerra, é querer fazer das pessoas, uma igual a outra.

Resumindo, queríamos ser diferente, e agora queremos ser todos iguais, é isso o conceito do preconceito.

Todos nós temos direito de sermos nós mesmos, sermos do nosso modo, e esse direito, nada nem ninguém pode nos tirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário