domingo, 8 de fevereiro de 2009

Música por arte / Música por dinheiro

Parte 1: O conceito

A arte. O que é a arte? “Arte é uma forma que o ser humano acho para expor o as suas percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.” Concluindo, a arte é um forma de expor o que se sente. A música é (ou deveria ser) uma forma de arte, pelo menos no início era assim, mas já estamos no século XXI, e a anos a musica, já não é como foi um dia. Simplesmente, pelo fato de que, artistas também são gente, e tem suas necessidade, e a partir do momento que se vive só disso, ele tem que vender a sua arte.

Bem, até ai esta tudo bem, é tudo compreensível. Porem, é bem difícil ficar rico só fazendo o que gosta, fazendo sua arte. Então, podemos dividir os artistas em duas categorias: os que fazem sua arte, e os que querem ficar ricos e famosos.

É assim, os que fazem a sua arte, continuam fazendo normalmente... é como se dissessem “goste se quiser, ninguém é obrigado a gostar”. É basicamente isso que define os caras que fazem arte por arte.

Agora, vamos descrever os que “querem ficar ricos e famosos”... o único modo deles conseguirem esse objetivo é, vender sua arte (se é que podemos chamar isso de arte). Até ai ainda é compreensivo, agora, existe uns que são tão focados nisso, que acabam “vendendo a si mesmo”. Não que eles vão se prostituir, mas digo desse modo, “eles acabam não mais fazendo a sua arte pelo concito de arte, mas sim pelo que o publico gosta”, assim sendo, não se preocupam mais em dizer através da arte o que se sente, mas se preocupam se o público vá gosta, se vai vender bem.

Parte 2: O ato

Pra vender bem só tem um jeito, “faça o que o público quer comprar”... Na hora de compro, tem que se procurar em rimar, porque a rima é fundamental, “o que é uma música sem rima?”. De previdência, use rimas fáceis, como “amor, flor, dor, calor”, é também frases feitas, de diversos tipos.

Procure falar de amor, porque “todo mundo adora um caso de amor”. E na hora de músicalizar, não precisa se esforçar muito, faça três acordes e pronto.

É assim que se faz musica hoje em dia. É bem simples, por isso qualquer um pode fazer, mas poucos vão lucrar com isso...

Agora, em menos de um minuto vou compor um musica, algo que, se fosse lançado por uma banda “emo” ou uma banda de “forro”, seria um sucesso memorável...

Vamos lá:

“Ohh amor, eu te amo tanto,
Mas você não quer nada comigo,
Eu vou chorar e chorar, e virar seu inimigo

Ohh amor, eu te amo demais,
Mas se você não ficar comigo eu vou chorar,
E posso até m matar

Ohh amor, mas eu tenho que ter amor próprio,
E se você não quer nada comigo,
“Vou ficar com outras porque a fila anda”

Foi um musica linda, mas não é muito diferente de:

“Ou, ou, ou, ei, ei, ei
Sem você não eu viverei
Todo amor desse mundo
Pra você eu entreguei

Por isso peço que eu escrevas
Uma carta por favor
Meu coração está pedindo
Volte logo meu amor”

Agora eu me sinto mal por ter citado “Alan e Aladim”, porque eles não são ruim, mais me refiro a umas bandas de forro que cantam essa musica, é humilhante...

Então, acho que com isso já dá pra entender o que eu quis dizer.

Eu tomei como exemplo a música, por ser bem amplo, mas poderia ser qualquer outra forma de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário